English | Sobre nós | Eventos | Downloads

 

Comunidade Portuguesa de Segurança da Informação
Information Security Community Portugal




Teste de Invasão em Redes Wireless

Resumo
Este artigo fornece uma visão geral sobre o teste de invasão em redes wireless com base nas experiências práticas do autor. O leitor irá conhecer as vulnerabilidades das redes wireless, a metodologia para realizar o teste de invasão e as técnicas de ataque. Com as informações deste artigo, o leitor poderá realizar uma auditoria em sua rede wireless e criar regras de segurança no seu ambiente computacional sem fio.


Este documento também fornece a relação de antenas e softwares necessários para a realização da auditoria e do teste de invasão.


Introdução
Instalar redes wireless nos dias atuais tornou-se relativamente simples. Na realidade, quando a tecnologia das redes sem fio estava sendo desenvolvida, os principais objetivos sempre foram conectividade e acessibilidade de forma fácil. A segurança da informação não era um dos principais objetivos das redes sem fio. Podemos perceber isso claramente porque os mecanismos de segurança não oferecem uma solução robusta.

Realizar o teste de invasão na rede wireless da sua empresa, ajudará a minimizar os riscos e a entender, por exemplo, que filtros por Media Access Control (MAC) podem ser insuficientes contra um ataque de um hacker.

O teste de invasão na rede wireless é essencial para que sua empresa esteja em conformidade com o Sarbanes-Oxley, California Senate Bill 1386 (SB 1386) e HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act). Estes regulamentos exigem que as empresas protejam informações de identificação pessoal. Sendo assim, as organizações devem considerar o teste de invasão em sua rede wireless para aumentar a segurança da informação.

Vulnerabilidades em Redes Wireless
Basicamente, existem dois tipos de vulnerabilidades em redes wireless. A primeira e a mais comum é a instalação/configuração padrão da rede wireless. A segunda vulnerabilidade está na criptografia utilizada para proteger as informações.

a) Problemas de configuração

A configuração padrão de uma rede sem fio é insegurança. Este tipo de configuração facilita o acesso indevido à rede sem fio. O atacante precisa apenas configurar sua placa de rede wireless para acessar a rede.

b) Auditoria no WEP, WAP e LEAP

O administrador de rede pode determinar o tipo de criptografia que será utilizada na rede wireless. O Wired Equivalent Privacy (WEP) foi o primeiro recurso de segurança disponibilizado para redes wireless. Existem diversas ferramentas gratuitas que “quebram” a criptografia do WEP. O Aircrack (
http://www.wirelessdefence.org/Contents/Aircrack_aircrack.htm) é uma suíte de ferramentas que consegue descobrir a chave do WEP, permitindo que o teste de invasão seja realizado com sucesso.

O WiFi Protected Access (WPA) e a solução proprietária da CISCO (LEAP) também estão vulneráveis. É possível durante o teste de invasão, realizar um ataque de dicionário para descobrir a chave utilizada para acesso à rede wireless. Caso a sua rede wireless utilize o WPA, o CoWPAtty (
http://sourceforge.net/projects/cowpatty) realizará um ataque offline de dicionário para descobrir a chave compartilhada. É possível conseguir através da própria internet, uma lista de palavras em vários idiomas para o ataque de dicionário. Para download, acesse http://ftp.se.kde.org/pub/security/tools/net/Openwall/wordlists/.

Caso a sua rede utilize o Cisco’s Lightweight Extensible Authentication Protocol (LEAP) é possível realizar um ataque offline de dicionário. Isso ocorre devido ao LEAP trabalhar de forma semelhante ao Microsoft Challenge Handshake Protocol version 2 (MS-CHAPv2). Ou seja, assim como no MS-CHAPv2, o
LEAP trabalha no esquema de pergunta e resposta, passando o usuário em texto claro pela rede. A vulnerabilidade foi descoberta em março de 2003. O engenheiro de redes, Joshua Wright (http://home.jwu.edu/jwright/), desenvolveu a ferramenta batizada de Asleap para realizar o ataque de dicionário sobre o LEAP.


Localizando sua Rede Wireless
Agora que você já conhece algumas vulnerabilidades das redes wireless é necessário escolher a antena correta para iniciar o teste de invasão.

Fundamentalmente, existem dois tipos de antenas que você pode utilizar durante o teste de invasão: omnidirecional e direcional.

As antenas omnidirecional cobrem 360º no plano horizontal. Utilize este tipo de antena quando o teste de invasão for realizado em áreas amplas.

As antenas direcionais concentram o sinal em uma única direção. Este tipo de antena é utilizado quando você já identificou a rede wireless da sua empresa e precisa direcionar o sinal para esta rede. Ou seja, quando você executar os ataques para auditar a rede da sua empresa, todas as técnicas serão aplicadas na rede wireless correta. Utilize uma antena Yagi para o teste de invasão.

O próximo passo é interligar a antena ao seu laptop. Para mais informações, acesse
http://www.warchalking.com.br/cgi-bin/base/tutoriais2.444?40.

Observação: O autor deste artigo utiliza um cartão PCMCIA Orinoco com um conector externo para a antena. A antena utilizada pelo autor deste artigo é uma direcional Corneta de polarização horizontal ou vertical para trabalhar na frequência de 2.4-2.48Ghz. O custo do cartão PCMCIA com a antena é de aproximadamente R$ 360,00 ou US$ 171,43. A antena tem aproximadamente 30cm e pesa 760g, excelente para levar dentro do carro ou mochila.

É importante observarmos a partir deste ponto, que existem diversas ferramentas para localizar uma rede wireless. Cada profissional deverá escolher a ferramenta que mais se identifica com o seu perfil técnico.


Wellenreiter
O Wellenreiter é uma excelente ferramenta, com interface gráfica, para localizar e monitorar redes wireless. Através do Wellenreiter é possível identificar diversas informações da rede wireless que está sendo monitorada, tais como: Canal de comunicação, o ESSID, MAC Address, se a rede utiliza ou não algum recurso de criptografia, o fabricante do Access Point, entre outras informações.

A ferramenta também registra todo o tráfego da rede wireless. Sendo assim, você poderá utilizar o Ethereal para abrir o arquivo que foi registrado todo o tráfego, para uma análise mais detalhada das informações.

“Diz a lenda” que as ferramentas disponíveis para monitoramento de redes wireless, não conseguem identificar se a rede está utilizando o WEP ou o WPA. As ferramentas apresentam a informação que a rede está utilizando o WEP. Isso obriga o profissional que está realizando a auditoria na rede wireless, a procurar (utilizando o Ethereal) o frame que contem “.P....”. Para facilitar o diagnóstico, o profissional poderá procurar nos “Tag information” por “WPA IE, type 1, version 1”.

Airodump
O Airodump (parte da suíte do Aircrack) é a ferramenta que ajudará o profissional a capturar o tráfego da rede wireless. O profissional deve utilizar esta ferramenta para capturar o tráfego porque é possível determinar qual será a rede monitorada. Ou seja, caso existam redes wireless de outras empresas próximas a rede wireless da sua empresa, você irá utilizar o Airodump para monitorar apenas o tráfego da rede wireless da sua empresa.

O Airodump também consegue identificar se a rede está utilizando o WEP ou o WPA, facilitando muito as técnicas de ataque para descobrir a chave utilizada na rede.

Observação: Utilize o tráfego capturado pelo Airodump em conjunto com as ferramentas que descobrem a chave utilizada em redes wireless com o WEP ou WPA. Antes de executar o Airodump, execute o Wellenreiter e deixe-o funcionando no seu laptop. Os dois programas irão trabalhar em conjunto.



Ferramentas e Procedimentos

Hardware para o teste de invasão (
http://www.amazon.com/gp/product/B0009UC2A2/sr=8-6/qid=1142777224/ref=pd_bbs_6/002-5332413-6799242?%5Fencoding=UTF8)

Wellenreiter (
http://www.wellenreiter.net/)

WAP Cracking (
http://www.crimemachine.com/Tuts/Flash/WPA.html)

Aircrack para Linux ou Windows (
http://tinyshell.be/aircrackng/wiki/index.php?title=Downloads).

Asleap (
http://asleap.sourceforge.net/).

Procedimento de ataque ao WEP e ao WPA (
http://www.grape-info.com/doc/linux/config/aircrack-2.3.html).

Apresentação de Joshua Wright para o Defcon 2003 (
http://home.jwu.edu/jwright/presentations/asleap-defcon.pdf).

Mais informações sobre a vulnerabilidade no LEAP da CISCO (
http://www.cisco.com/warp/public/707/cisco-sn-20030802-leap.shtml).



Observações Finais

a) Ataques por dicionário: A lista de palavras disponíveis no site
http://ftp.se.kde.org/pub/security/tools/net/Openwall/wordlists/ é excelente para ataques de dicionário. O ponto positivo da utilização desta lista é que não existem palavras repetidas no arquivo. O ponto negativo é que não existe um dicionário para o idioma Português.

b) WEP: É necessário capturar um número grande de pacotes quando a rede wireless está sendo protegida pelo WEP. Durante os testes de invasão realizados pelo autor deste artigo, foi necessário a captura de um número superior a 300.000 IVs (Initialization Vectors). Para capturar um número tão grande de pacotes contendo IVs, podem ser necessárias várias horas de monitoramento da rede alvo. Existem técnicas intrusivas (capturar e re-injetar pacotes ARP, desconectar as estações de trabalho do Access Point, etc) que forçam o tráfego de pacotes contendo IVs que não foram apresentadas ou discutidas neste artigo.

c) WPA: Não é necessário um número grande de pacotes. Porém, é necessário capturar o tráfego de pacotes TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) para que as ferramentas consigam descobrir a chave utilizada na rede wireless.

d) WPA2: O autor deste artigo não conhece vulnerabilidades no WPA2. As técnicas e ferramentas descritas no artigo não funcionam em redes wireless que utilizam o WPA2.

e) Pacotes mal formatados: durante o monitoramento da rede serão capturados diversos pacotes mal formatados. As ferramentas utilizadas durante o teste de invasão não funcionaram corretamente com pacotes mal formatados. Utilizando o Ethereal você poderá identificar quais são os pacotes mal formatados.

f) KNOPPIX: para não prejudicar o HD do seu laptop, utilize o Knoppix (
http://www.knoppix.org/).

g) Modelos de placas PCMCIA:
http://www.radiolabs.com/products/wireless/networking/buffalo-wireless-notebook-card.php?PHPSESSID=1ad36f381c77246796ae012f035955e6

http://store.microcom.us/nl2511cdplusx2.html

http://www.seattlewireless.net/HardwareComparison

g) Antena utilizada pelo autor do artigo:
http://www.pluton.com.br/Site_Portugues/antenas/ptx18.htm





Sobre o autor:
Denny Roger (denny@batori.com.br) é especialista nas áreas de projeto de rede segura e intrusão de rede, liderando regularmente os esforços de teste de penetração na Batori Software & Security, onde pode demonstrar, em primeira mão, sobre o impacto das vulnerabilidades da rede no dia-a-dia. Atualmente é diretor de negócios de segurança da Batori Software & Security.

Labels:

Data 22.3.06

<< Início