English | Sobre nós | Eventos | Downloads

 

Comunidade Portuguesa de Segurança da Informação
Information Security Community Portugal




Lançamento da certificação em Gestão de Continuidade de Negócio - BS 25999

Duas empresas do Reino Unido foram as primeiras organizações no mundo a alcançar a certificação em gestão de continuidade de negócio, de acordo com os requisitos da norma BS 25999.

Segundo o director-geral da BSI Management Systems, Flemming Norklit "o significado da apresentação [desta certificação] é enorme para as organizações que desejam minimizar o risco para os seus negócios de acontecimentos disruptivos." Segundo o mesmo responsável "a TDG e SunGard [as empresas certificadas] estão no centro de uma longa e crescente lista de corporações de topo que pretendem demonstrar ao mercado que a efectuar o que é requerido para protegerem os seus negócios."


Norma de gestão da continuidade de negócio

O referencial de gestão da continuidade de negócio, publicado pelo organismo britânico de normalização, British Standard Institution, com a denominação de BS 25999, possibilita que organizações que demonstrem conformidade com as boas práticas aceites de gestão da continuidade de negócio obtenham a certificação dos seus sistemas de gestão de continuidade de negócio.

A certificação BS 25999 é suportada em dois documentos normativos à semelhança de outras normas, nomeadamente a gestão de segurança da informação, designada como ISO 27001.

O primeiro destes documentos, denominado de BS 25999-1, estabelece o catálogo de boas práticas de gestão de continuidade de negócio, ou seja o conjunto de actividades estruturadas para desenvolver, implementar e monitorizar a gestão da continuidade de negócio, o que abrange, por exemplo, a realização de análises de impacto de negócio e o desenvolvimento de uma política de gestão de continuidade de negócio na organização.

A segunda norma, intitulada de BS 25999-2, define as especificações exactas que um sistema de gestão da continuidade de negócio existente numa organização deve atender para poder almejar conformidade face à presente norma.


Baseado no press release da BSI:

http://www.bsi-global.com/en/About-BSI/News-Room/BSI-News-Content/General/Presentation-of-the-worlds-first-certificates-for-BS-25999/

Labels:

Data 29.11.07

<< Início